Noticias
Sinop: rede internacional de monitoramento com apoio a pesquisa sobre morcegos
22 de Dezembro de 2025 as 11h 25min
Pesquisa contribui para políticas públicas baseadas na ciência – Foto: Divulgação
Sinop passou a integrar, em 2025, uma importante rede internacional de monitoramento da biodiversidade ao participar da Contagem Anual de Morcegos, evento de alcance nacional e internacional realizado nos dias 12 e 13 de dezembro. A iniciativa é coordenada pela Rede Latino-americana e do Caribe para a Conservação de Morcegos (Relcom) e reúne pesquisadores, universidades e instituições de diversos países com o objetivo de ampliar o conhecimento científico e fortalecer ações de conservação desses animais fundamentais para o equilíbrio ambiental.
Em Sinop, a atividade científica foi realizada no Parque Florestal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, reafirmando o compromisso da gestão municipal com a ciência, a pesquisa e a educação ambiental. A ação foi conduzida pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - sob a supervisão do Dr. Rafael Arruda, com autorizações legais dos órgãos competentes e acompanhamento técnico especializado.
A Contagem Anual de Morcegos mobilizou, simultaneamente, pesquisadores em várias localidades do Brasil, como Marabá/PA, Feira de Santana, Salvador/BA, o Parque Lage, no Rio de Janeiro, além de Sinop e outras cidades da América Latina e do Caribe. Participaram morcególogos, universidades e laboratórios de referência, como o BiMa-Lab, Labfau, UFB e UFOB, promovendo saídas de campo, coleta padronizada de dados, palestras, exposições e lives de divulgação científica abertas ao público.
Para o município, a participação no evento representa um avanço estratégico. Além de inserir Sinop em uma rede internacional de monitoramento da biodiversidade, os dados científicos gerados contribuem diretamente para o aprimoramento das políticas públicas ambientais, auxiliando no planejamento de ações de conservação e manejo da fauna local.
Outro destaque é o fortalecimento do Parque Natural Municipal Florestal como um espaço que vai além do lazer, consolidando-se como área de conservação, pesquisa científica e educação ambiental. A atividade realizada no local teve caráter educativo, voltado à desmistificação dos morcegos e à conscientização da população sobre o papel essencial desses animais na polinização, no controle de insetos e na manutenção dos ecossistemas.
A Prefeitura reforça que a ação ocorreu de forma segura e regular, não representando abertura do parque ao público no período noturno. O acesso foi controlado e restrito aos pesquisadores e às atividades educativas previamente autorizadas, garantindo a integridade do espaço e a tranquilidade da população.
O secretário da pasta, Klayton Gonçalves, comentou que a unidade de conservação tem sua contribuição para o ecossistema que vai além da contemplação, mas também a finalidade de ajudar em pesquisas científicas. “Hoje o sinopense, o brasileiro ou qualquer pessoa do mundo tem a oportunidade de conhecer um pedacinho da Amazônia dentro do perímetro urbano de uma das cidades que mais se desenvolve no país. O nosso parque, além de funcionar como um ambiente de convivío familiar e contemplação, contribui significativamente para a ciencia. Essa contagem de morcegos em nossa cidade, é um grande exemplo disso. Muita coisa boa ainda virá com esse novo formato de funcionamento do Parque Florestal”, avaliou
Em Mato Grosso, Sinop foi a única cidade a receber esse trabalho que compilará dados importantíssimos para o país. Ao apoiar iniciativas como a Contagem Anual de Morcegos, Sinop reafirma seu compromisso com o conhecimento científico, a sustentabilidade e a preservação ambiental, fortalecendo sua imagem como uma cidade que investe em pesquisa, educação ambiental e cuidado com o futuro.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Projeto tipifica violência obstétrica no Código Penal
Publicado em 09 de Fevereiro de 2026 ás 04h 47min
AMM alcança filiação total dos municípios
Publicado em 08 de Fevereiro de 2026 ás 12h 53min
Mulher é presa suspeita de comprar mounjaro de marca proibida pela Anvisa
Publicado em 08 de Fevereiro de 2026 ás 10h 54min
