Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 08 de Fevereiro de 2026

Noticias

Sinop reposiciona política às mulheres

12 de Janeiro de 2026 as 07h 10min

Gestão aposta em prevenção e valorização feminina – Foto: Assessoria

Ao centralizar a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres no gabinete do prefeito, a Prefeitura de Sinop redesenhou a estratégia de atuação do setor e ampliou o peso institucional das ações voltadas à proteção, prevenção da violência e valorização feminina.

A mudança faz parte de um processo de fortalecimento administrativo e de ampliação do diálogo com secretarias, órgãos do Judiciário, entidades representativas e o setor privado. A meta é aumentar a efetividade das políticas públicas direcionadas às mulheres.

Desde dezembro, a coordenadoria está sob a liderança de Branca Cruz, conhecida como Professora Branca, educadora com 38 anos de experiência no ensino de Química, Ciências e Matemática.

Para ela, assumir o cargo representa um desafio que vai além da gestão. “Falar de políticas públicas para mulheres ainda assusta um pouco. Isso é cultural e vem de muitos anos”, afirmou.

Segundo Branca, avanços já foram conquistados, mas persistem obstáculos históricos. “Ocupamos espaços aos poucos, com esforço de muitas mulheres e também de muitos homens, mas ainda existem lacunas importantes”, disse.

Um dos pontos centrais da nova fase é a inclusão dos homens como aliados no enfrentamento da violência. “Ainda existe machismo institucional. Um dos maiores desafios é colocar o homem como protagonista na valorização das mulheres”, destacou. Ela defende que a igualdade seja compreendida como valor coletivo. “Não é o gênero que faz a diferença, mas a competência. Direitos e deveres precisam ser distribuídos de forma igualitária”, concluiu.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Mulher é presa suspeita de comprar mounjaro de marca proibida pela Anvisa

Publicado em 08 de Fevereiro de 2026 ás 10h 54min


Conab prevê colheita recorde de café com crescimento de 17,1% em 2026

Publicado em 08 de Fevereiro de 2026 ás 08h 48min


Gergelim ganha espaço e se consolida como segunda opção de safra em MT

Publicado em 08 de Fevereiro de 2026 ás 06h 51min


Jornal Online

Edição nº1732 - 07a09/02/2026