Noticias
Sinop se prepara para celebrar o dia de Santo Antônio, padroeiro da cidade
13 de Junho de 2023 as 06h 23min

Em comemoração ao feriado municipal, no dia 13 de junho, Sinop se prepara para celebrar a memória litúrgica de Santo Antônio de Pádua, padroeiro local. A comunidade da Matriz de Santo Antônio organizou um Tríduo preparatório e um almoço de confraternização, que será realizado no Ghizoni Centro de Eventos, visando promover um encontro fraterno em meio aos festejos em honra ao santo.
As festividades tiveram início no sábado (10), com o primeiro dia do Tríduo em honra a Santo Antônio, que seguiu no domingo (11), e culminou nesta segunda (12). Nesses 3 dias, os fiéis puderam se reunir para orações e reflexão sobre a vida e a espiritualidade do santo padroeiro.
Além do Tríduo e um almoço festivo, nesta terça (13) será realizada a missa festiva na Matriz Santo Antônio, marcada para às 19h30. Neste momento solene, os fiéis terão a oportunidade de expressar sua devoção ao padroeiro e renovar sua fé.
PADROEIRO DE SINOP
Vale ressaltar que a escolha de Santo Antônio como padroeiro de Sinop remonta aos tempos de fundação da cidade. Ênio Pepino, um dos fundadores, era um fervoroso devoto do santo e, além de colonizador da região norte de Mato Grosso, manteve-se a difundir sua religião. Assim, Santo Antônio foi escolhido para proteger e abençoar a comunidade sinopense desde então.
A celebração de Santo Antônio é aguardada com grande entusiasmo pelos moradores de Sinop, que se preparam para participar ativamente dos eventos religiosos e fortalecer os laços de fraternidade e fé. A comunidade espera que esses momentos de devoção e confraternização sejam marcados por bênçãos e renovações espirituais para todos os presentes.
CAPELA
A pastoral de Comunicação relembra que em 1974, por ocasião dos preparativos da fundação de Sinop, foi levantada a capela de Santo Antônio, para a missa de fundação que foi celebrada pelo Bispo da Diocese de Diamantino, Dom Henrique Froelich.
O jesuíta foi o primeiro bispo de Sinop, a partir de 1982. Também em 1974 chegaram as primeiras religiosas pertencentes a ordem Santo Nome de Maria para trabalhar especialmente na área da educação.
Em 1976, foi criada a Paróquia de Santo Antônio sendo padre jesuíta João Salarini, o primeiro pároco. Na mesma época foi construído o Salão de Festas da Igreja, para atender aos eventos católicos e da comunidade como casamentos e aniversários.
Em 1985, foi construída a primeira igreja dedicada ao Santo, ao lado da antiga capela, que depois foi demolida. Em 1994 a igreja foi reconstruída e modernizada e, em 2000, novamente.
Em 2018 foi construída a nova e belíssima igreja Matriz Santo Antônio, com capacidade para 800 pessoas sentadas, climatizada, conta com uma das arquiteturas mais belas e originais de Mato Grosso, com arte sacra pintada por Mari Bueno, como a imagem do altar onde um gigantesco Jesus Cristo saúda os fiéis entre flores, pássaros e peixes, além do busto de Santo Antônio.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Empresária e outros 13 suspeitos são alvos de operação da PF
Publicado em 08 de Maio de 2025 ás 18h 21min
Alerta para atualizar rebanho e vacina contra brucelose em Sinop
Publicado em 08 de Maio de 2025 ás 17h 27min
IPVA de veículos com placas finais 8, 9 e 0 deve ser pago até dia 30
Publicado em 08 de Maio de 2025 ás 15h 48min