Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 11 de Fevereiro de 2026

Noticias

Solução integrada para o controle biológico de fungos e nematoides

18 de Novembro de 2025 as 08h 14min

Ferramenta promete proteger a planta da raiz às folhas – Foto: Divulgação

A crescente pressão de patógenos de solo, especialmente os nematoides e fungos fitopatogênicos, tem colocado em xeque a estabilidade produtiva das principais culturas agrícolas brasileiras. Esses organismos, além de prejudicarem o desenvolvimento radicular e a absorção de nutrientes, criam “portas de entrada” para doenças secundárias, como o mofo-branco, responsável por perdas expressivas em lavouras de soja e feijão.

Frente a esse desafio, a Superbac, empresa especialista em biotecnologias para o campo, aposta em uma abordagem inovadora, lançando no mercado nacional o Tilsis. A novidade é um produto biológico com ação nematicida e fungicida em uma mesma formulação e que oferece dupla proteção e maior consistência agronômica.

Desenvolvido com base na associação de dois isolados de Bacillus — Bacillus subtilis e Bacillus amyloliquefaciens, cepas exclusivas da Superbac, o Tilsis combina mecanismos complementares que garantem ampla proteção à planta, desde as raízes até as folhas. “A ação ocorre por meio da produção de compostos bioativos, como lipopeptídeos e enzimas hidrolíticas, que rompem as membranas celulares dos fitonematoides e fungos fitopatogênicos, levando à morte celular.”

“Além disso, são bactérias extremamente eficientes em formar biofilmes”, explica Fernando Ferraz Barros, engenheiro agrônomo e superintendente de Novos Negócios, responsável pelo Brasil. “O produto estimula a resistência sistêmica da planta e o crescimento radicular, o que favorece a absorção de nutrientes e confere maior resiliência frente a estresses ambientais.”

Com essa formulação de dupla ação, o lançamento tem se mostrado eficaz contra três dos principais inimigos das lavouras: o nematoide-das-lesões (Pratylenchus brachyurus), o fungo do mofo-branco (Sclerotinia sclerotiorum) e o nematoide-de-cisto (Heterodera glycines). Ensaios de campo realizados em diferentes regiões e culturas demonstraram incrementos significativos na produtividade.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Pneu de 710 kg será um dos destaques do Coopavel 2025

Publicado em 10 de Fevereiro de 2026 ás 16h 16min


Policial e moradores salvam família em carro submerso durante forte chuva em Matupá

Publicado em 10 de Fevereiro de 2026 ás 16h 14min


Termo é firmado e destina mais de R$ 3,5 milhões para escolas municipais de Sorriso

Publicado em 10 de Fevereiro de 2026 ás 15h 13min


Jornal Online

Edição nº1734 - 11/02/2026