Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 06 de Maio de 2025

Noticias

Sonda da NASA fica pertinho do Sol e sobrevive para contar história

01 de Abril de 2025 as 12h 10min

Os últimos dias foram intensos para a Parker Solar, da NASA. A sonda ficou a cerca de 6,1 milhões de quilômetros do Sol no sábado (22) – parece muito, mas é pertinho. Na terça (25), a nave contatou operadores da missão, segundo a agência espacial dos EUA.

Esta foi a 23ª aproximação do Sol feita pela sonda. A aproximação, também chamada de periélio, ocorreu às 19h42 (no horário de Brasília). A Parker Solar sobrevoou ao redor da estrela a 692 mil km/h.

Dias depois, a sonda contatou operadores da missão no Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos – onde foi desenvolvida, aliás.

A nave emitiu “um sinal indicando que estava saudável e com todos os sistemas funcionando normalmente”, informou Mara Johnson-Groh, do Centro de Voo Espacial Goddard, da NASA, em comunicado.

O periélio marcou o ponto médio do 23º encontro solar da missão, que começou em 18 de março e foi até quinta-feira (27). “A passagem, a segunda nesta distância e velocidade, permite que a espaçonave realize medições científicas incomparáveis do vento solar e das atividades relacionadas“, escreveu Mara.

Pesquisadores querem usar os dados coletados pela sonda Parker para prever melhor os eventos do clima espacial e solucionar mistérios relacionados ao Sol.

O telescópio espacial Gaia, enfim, deu seu adeus. Especialistas da missão da Agência Espacial Europeia (ESA) colocaram o telescópio em órbita ao redor do Sol na quinta (27). Em seguida, eles o desligaram, após mais de uma década de serviço para astrônomos.

A missão Gaia mapeou a Via Láctea entre 2014 e 2025. A missão começou a registrar dados cerca de seis meses após seu lançamento, ocorrido em dezembro de 2013. E encerrou suas operações em 15 de janeiro de 2025. Agora, o telescópio está com pouco combustível. Daí o adeus.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Bolsonaro convoca nova manifestação em Brasília

Publicado em 05 de Maio de 2025 ás 18h 21min


Diretora encontra arma dentro de mochila de criança em escola em Sorriso

Publicado em 05 de Maio de 2025 ás 17h 17min


Aprosoja critica Fávaro por omissão com setor do agro

Publicado em 05 de Maio de 2025 ás 16h 12min


Jornal Online

Edição nº1537 - 06/05/2025