Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 28 de Julho de 2025

Noticias

Sorgo: colheita com carga limpa pode garantir maior rentabilidade ao produtor

28 de Julho de 2025 as 08h 28min

Classe agrícola pode atingir maior nível de qualidade nos grãos – Foto: Divulgação

À medida que o mercado de grãos se torna mais exigente, o produtor rural que busca competitividade e rentabilidade precisa ter um olhar além do volume colhido. A qualidade da produção, especialmente no caso do sorgo, vai impactar diretamente nos ganhos financeiros no final do ciclo, portanto é preciso atenção desde e planejamento, pré-plantio, ao pós-colheita.

Entre todos os cuidados de manejo, a colheita “carga limpa” merece atenção especial. O termo refere-se à mínima presença de impurezas, como palha, sementes daninhas, galhos, pedras ou terra. Quanto mais limpa a carga, menores são os descontos aplicados nos armazéns e tradings, e maior é o aproveitamento do grão durante o beneficiamento.

Em muitos casos, o produtor pode ganhar até 10% a mais no valor final apenas pela qualidade superior da carga entregue. Além disso, uma carga limpa reduz os custos com secagem e armazenamento, minimiza riscos de fermentação e facilita o transporte, gerando eficiência em toda a cadeia.

Neste cenário, aliando essa prática ao uso de ferramentas avançadas, tornam-se aliados estratégicos para o sucesso na lavoura, a escolha da semente certa. A Advanta Seeds, referência em melhoramento de sorgo, por exemplo, desenvolveu a tecnologia Igrowth, a primeira solução do mercado criada para o cultivo de sorgo, conferindo tolerância aos herbicidas da família das imidazolinonas.

Essa inovação permite o controle eficaz de plantas daninhas, tanto em pré quanto em pós-emergência, sem prejudicar a cultura. É uma tecnologia não transgênica, criada por meio de mutagênese, ou seja, não foi geneticamente modificada. “Com essa inovação, o produtor tem mais liberdade no controle de plantas daninhas, que são grandes vilãs na hora da colheita, contribuindo para cargas sujas e perdas de produtividade”, destacou, o engenheiro agrônomo Pedro Lima, gerente de marketing da Advanta Seeds.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Poxoréu registra tremor de terra

Publicado em 28 de Julho de 2025 ás 12h 36min


Margareth Buzeei critica Eduardo Bolsonaro por boicote nos EUA

Publicado em 28 de Julho de 2025 ás 10h 34min


Quase 500 mil afastamentos por transtornos mentais no Brasil

Publicado em 28 de Julho de 2025 ás 10h 01min


Jornal Online

Edição nº1597- 26/07/2025