Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 13 de Maio de 2026

Noticias

Sorriso amplia vigilância com câmeras e drones

04 de Maio de 2026 as 08h 51min

Sistema integra forças e usa reconhecimento – Foto: Ney Pinheiro

Sorriso intensificou o uso de tecnologia na área de segurança pública, com a ampliação do sistema de monitoramento por câmeras e drones equipados com reconhecimento facial e corporal. A apresentação dos recursos foi feita pela Secretaria de Trânsito, Segurança Pública e Defesa Civil (Semsep).

Ao todo, 627 câmeras estão em operação, cobrindo áreas internas e o perímetro urbano. O sistema inclui equipamentos do programa Vigia Mais MT, câmeras com leitura automática de placas e dispositivos com inteligência artificial capazes de identificar infrações em tempo real.

Entre as tecnologias empregadas estão câmeras do tipo speed dome, que operam com visão computacional e radares de velocidade média, permitindo fiscalização contínua, inclusive em condições adversas. O município também utiliza drones integrados ao sistema de monitoramento.

Segundo o secretário da pasta, Adriano Denardi, o objetivo é ampliar a capacidade de prevenção e resposta. “Estamos buscando ações que tragam mais fluidez ao trânsito e reforcem a segurança da população, com integração entre município e Estado”, afirmou.

O modelo também conta com apoio institucional, incluindo parceria com o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), responsável por colaborar na estruturação do Centro de Controle Operacional (CCO). “O conselho foi fundamental na viabilização de recursos e na melhoria da estrutura de segurança”, destacou Denardi.

O secretário-adjunto e presidente do Conseg, Gilvano de Ávila, ressaltou a importância da atuação conjunta. “A segurança pública é responsabilidade do Estado, mas o município precisa atuar de forma integrada para ampliar a eficácia no combate ao crime”, declarou.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Prefeitura faz a entrega simbólica do novo trecho da Av. Claudino Francio

Publicado em 13 de Maio de 2026 ás 15h 25min


Superando 900 inscrições, Getap comprova bom momento do milho

Publicado em 13 de Maio de 2026 ás 13h 24min


Safra de algodão deve cair 16% em 25/26 com redução da área plantada

Publicado em 13 de Maio de 2026 ás 12h 23min


Jornal Online

Edição nº1797 - 14/05/2026