Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 11 de Março de 2026

Noticias

Sorriso: avanço na implantação de sistema de geotecnologia para gestão territorial

03 de Março de 2026 as 15h 33min

Projeto prevê várias ações – Foto: Divulgação

A Prefeitura de Sorriso iniciou tratativas para a implantação de um sistema de geotecnologia voltado ao mapeamento e à análise territorial do município. O tema foi discutido em reunião realizada entre o prefeito Alei Fernandes e representantes da empresa SigTec, de Lucas do Rio Verde.

O projeto prevê o cadastro completo das edificações do município, captação de imagens aéreas em alta resolução por drones, mapeamento integral do perímetro urbano na primeira fase e, posteriormente, expansão para a área rural. Também está prevista a utilização dos dados para planejamento de futuras vias e expansão urbana. A estimativa é de que os trabalhos sejam executados em aproximadamente seis meses.

“A iniciativa integra o planejamento estratégico municipal voltado ao conceito de Cidade Inteligente, com uso de tecnologias digitais para apoiar a gestão urbana e rural. Com a consolidação do mapeamento, passaremos a contar com uma base técnica atualizada para subsidiar decisões nas áreas de infraestrutura, fiscalização, saúde pública e ordenamento territorial” explica o prefeito Alei.

Entre as aplicações previstas no projeto estão a identificação de terrenos baldios e áreas com vegetação alta, monitoramento de possíveis focos de dengue, controle de focos de incêndio, avaliação de volumes de água em áreas específicas, atualização do cadastro imobiliário e apoio ao planejamento urbano com base em dados georreferenciados.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Declaração do IR começa semana que vem

Publicado em 11 de Março de 2026 ás 17h 37min


Bauer e Irrigaterra firmam parceria para ampliar projetos de irrigação

Publicado em 11 de Março de 2026 ás 15h 37min


General Carneiro é contemplado com ônibus escolar e trator

Publicado em 11 de Março de 2026 ás 14h 36min


Jornal Online

Edição nº1755 - 12/03/2026