Noticias
Sorriso: clínica fazia exames de vista irregularmente
06 de Junho de 2025 as 16h 59min
Procon e Vigilância Sanitária constataram irregularidade – Foto: Divulgação
O Procon e a Vigilância Sanitária fiscalizaram nesta semana um centro de optometria que estaria fazendo, de maneira irregular, exames de vista. De acordo com o diretor-executivo do Procon, Michel Ferreira, além da constatação da prática de venda casada, em que óticas vendem os óculos junto com a consulta, durante a fiscalização também foi constatado que a técnica optometrista se passava por outra profissional para receitar, indevidamente, os óculos.
Alicerçado em decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Procon reitera que optometristas, mesmo com graduação de ensino superior em optometria, não podem fazer este tipo de exame, com diagnóstico de doenças e prescrição de lentes de grau, sendo estes atos privativos do médico oftalmologista.
Nesta situação, além da infração do Código de Defesa do Consumidor, com a confirmação da venda casada, também foi constatado o crime de falsidade ideológica, sendo que a Polícia Civil foi imediatamente acionada. Também serão acionados o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e o Conselho Federal de Medicina (CFM).
“Estamos agora aguardando que, tanto a clínica, quanto as duas óticas que foram notificadas, apresentem suas defesas”, afirmou, complementando que, a partir disso, a equipe de fiscalização dará início ao processo de dosimetria para aplicação de multa.
Ferreira destaca que os consumidores que queiram acionar o Procon, podem entrar em contato de diversas formas: via WhatsApp, pelo 99715-9078, ou pelo telefone 3907 8014, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Para quem prefere o atendimento presencial, a unidade do Procon funciona no Ganha Tempo Central, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Sport Sinop tenta reverter placar para ir à final do Mato-grossense
Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 12h 36min
Estudo alerta para risco de Terra “menos habitável” no futuro
Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 10h 44min
Júlio Campos denuncia deepfake após suposta imagem íntima circular nas redes sociais
Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 10h 37min
