Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 17 de Fevereiro de 2026

Noticias

Sorriso e Faculdade Atenas: projeto para UPA da Zona Leste

17 de Fevereiro de 2026 as 08h 21min

Projeto apresentado na última semana – Foto: Divulgação

A Prefeitura de Sorriso e a Faculdade Atenas apresentaram o escopo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Leste. A unidade terá 2.305 m² que possibilitarão avançar em saúde. De acordo com a previsão inicial, a nova unidade terá capacidade para até 10 mil atendimentos/mês.

O prefeito Alei Fernandes frisa que essa será uma Unidade não-hospitalar de atendimento às urgências e emergências com funcionamento nas 24 horas do dia. “Aberta a toda o Município, assim como é na UPA Sara Akemi Ichicava na área central”, detalha.

Segundo o escopo do projeto elaborado há quatro mãos entre as equipes da Prefeitura e da Faculdade, a UPA da Zona Leste os 2.305,00 m² possibilitarão a oferta de atendimento clínico, avalição de ortopedia para casos agudos; avalição pediátrica e psiquiatra para pacientes da enfermaria; 25 leitos de observação para clínica médica e pediatria - dentre esses serão três leitos de isolamento; sala de emergência com oito leitos; sala de pequenos procedimentos; sala de RX seis consultórios médicos; e mais cinco consultórios para os alunos que estiverem no período de internato do curso de Medicina da Faculdade Atenas, totalizando 11 consultórios; central de esterilização e consultório odontológico para as urgências; além de área de apoio com cozinha, refeitório, vestiário e sala de descanso.

A nova unidade terá estrutura de complexidade 

intermediária, entre as Unidades Básicas de Saúde e as Unidades Hospitalares. Seu principal objetivo é atender aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Alei frisa que tudo foi pensado para que a Unidade possa receber, atender, estabilizar e encaminhar para o nível terciário ou alta, conforme a evolução da saúde do paciente, até mesmo realizar educação em saúde e contra referenciar para as Unidades de Saúde da Família.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Eclipse solar “Anel de Fogo” pode ser visto no Brasil?

Publicado em 17 de Fevereiro de 2026 ás 09h 22min


Prevenção combinada é o caminho para uma festa bem mais segura

Publicado em 17 de Fevereiro de 2026 ás 07h 20min


PAA 2026: produtores recebem orientações em Itaúba

Publicado em 17 de Fevereiro de 2026 ás 06h 18min


Jornal Online

Edição nº1737 - 14a16/02/2026