Noticias
SORRISO: Proerd vai desenvolver ações de valorização da vida em 2020
São abordadas questões como bullying, combate às drogas e à violência e cidadania
29 de Fevereiro de 2020 as 07h 00min
Foto: Divulgação
DA REPORTAGEM
A Escola Municipal do Distrito de Caravágio foi escolhida para receber a aula inaugural do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Este é o 18º ano do Proerd no município, que é promovido pela parceria entre a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PM MT) e a Administração Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec).
Nos encontros semanais com o instrutor do programa, o policial militar Hélio Expedito da Silva, são abordadas questões como bullying, combate às drogas e à violência, cidadania e valorização da vida. Neste semestre, as atividades serão desenvolvidas não apenas na escola de Caravágio, mas também nas escolas municipais Professora Ivete Lourdes Arenhardt, Rui Barbosa, Leôncio Pinheiro da Silva e Boa Esperança (no distrito de Boa Esperança).
Com o encerramento das atividades em julho, o Proerd será desenvolvido com 400 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e mais 94 alunos do 7º ano que integram o projeto Luz do Amanhã. No próximo semestre, o Proerd será estendido a outros 480 estudantes, das escolas municipais São Domingos, Vila Bela e Papa João Paulo II.
“O programa é uma ferramenta excelente para discutir estes temas como os estudantes, contribuindo para a formação integral do ser, com enfoque no autoconhecimento, no desenvolvimento da empatia e na promoção da cidadania”, destaca a secretária municipal de Educação e Cultura, Lúcia Korbes Drechsler.
PROERD
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, tendo como missão
ensinar aos estudantes habilidades para tomada de boas decisões, para ajudá-los a conduzir suas vidas de maneira segura e saudável, e como visão construir um mundo no qual os jovens de todos os lugares estejam capacitados para respeitar os outros e para escolherem conduzir suas vidas livre do abuso de drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos.
Entre os objetivos específicos do programa estrão desenvolver nos jovens estudantes habilidades que lhes permitam evitar influências negativas em questões afetas às drogas e violência, promovendo os fatores de proteção; estabelecer relações positivas entre alunos e policiais militares, professores, pais, responsáveis legais e outros líderes da comunidade escolar; permitir aos estudantes enxergarem os policiais militares como servidores, transcendendo a atividade de policiamento tradicional e estabelecendo um relacionamento fundamentado na confiança e humanização; estabelecer uma linha de comunicação entre a Polícia Militar e os jovens estudantes.
Veja Mais
Mauro Mendes e Fábio Garcia são os principais alvos da operação
Publicado em 08 de Agosto de 2026 ás 12h 51min
Mauro Mendes chama operação de ataque eleitoral
Publicado em 08 de Agosto de 2026 ás 10h 47min
Faesc alerta produtores sobre prazo para declaração do ITR
Publicado em 08 de Agosto de 2026 ás 08h 46min
