Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 09 de Fevereiro de 2026

Noticias

STF aceita redução de penas, mas mantém críticas ao texto

25 de Dezembro de 2025 as 15h 09min

Ministros veem aplicação caso a caso pelo relator – Foto: Divulgação

Mesmo com críticas públicas e ressalvas internas, ministros do Supremo Tribunal Federal aceitaram o projeto de redução de penas aprovado pelo Congresso Nacional, avaliando que seus efeitos não serão automáticos nem generalizados. A leitura predominante em uma ala da corte é que a aplicação do texto dependerá da análise individual de cada caso, ficando a cargo do relator dos processos, ministro Alexandre de Moraes.

Esse entendimento afasta, na avaliação dos magistrados, a possibilidade de benefícios amplos e diretos a todos os réus, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A hipótese de uma anistia irrestrita, defendida por aliados do ex-presidente, sempre encontrou forte resistência no tribunal e acabou descartada durante a tramitação legislativa. Com o esvaziamento dessa proposta inicial, abriu-se espaço para diálogo entre parlamentares e integrantes do Judiciário sobre os contornos do texto que avançou no Congresso.

Segundo ministros, assessores do STF e pessoas próximas às negociações, magistrados participaram das discussões desde a fase de análise na Câmara até o envio do projeto ao Senado.

De acordo com esses relatos, a colaboração envolveu sugestões objetivas de redação, inclusive apresentadas por Moraes. Apesar dessa interlocução, integrantes da Primeira Turma, responsável pelo julgamento da trama golpista, adotaram discurso público contrário à flexibilização das penas.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

AMM alcança filiação total dos municípios

Publicado em 08 de Fevereiro de 2026 ás 12h 53min


Mulher é presa suspeita de comprar mounjaro de marca proibida pela Anvisa

Publicado em 08 de Fevereiro de 2026 ás 10h 54min


Conab prevê colheita recorde de café com crescimento de 17,1% em 2026

Publicado em 08 de Fevereiro de 2026 ás 08h 48min


Jornal Online

Edição nº1732 - 07a09/02/2026