Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 22 de Julho de 2025

Noticias

Tarifaço pode impactar exportações de café, suco, carne e frutas

22 de Julho de 2025 as 10h 26min

Café está entre os afetados – Foto: Divulgação

A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros ameaça setores estratégicos do agronegócio, segundo o Cepea/USP. Suco de laranja, café, carne bovina e frutas frescas estão entre os mais afetados.

O suco de laranja é o item mais sensível, já que os EUA são o segundo maior comprador do produto brasileiro. A nova tarifa, somada à já existente, pode inviabilizar a competitividade do suco nacional no mercado norte-americano.

O café também sofre risco: os EUA são os maiores consumidores globais e compram 25% da produção brasileira, sobretudo da variedade arábica. O aumento no custo de importação ameaça a cadeia americana de torrefação e varejo.

A carne bovina, cujo segundo maior destino é os EUA, também pode ter sua demanda reduzida. Frigoríficos, no entanto, já buscam redirecionar parte das vendas para a China e outros mercados.

Nas frutas frescas, a manga é a mais ameaçada, por ter uma janela crítica de exportação nos próximos meses. A uva também está no radar de risco, podendo gerar excedente no mercado interno e pressionar os preços pagos aos produtores.

O Cepea alerta para a necessidade urgente de articulação diplomática para tentar reverter as tarifas, que podem afetar tanto o Brasil quanto a segurança alimentar dos próprios EUA.

Fonte: DA REPORTAGEM - Agência Brasil

Veja Mais

Obra da nova Prefeitura de Sinop avança e chega a 8% de execução

Publicado em 22 de Julho de 2025 ás 17h 46min


Como as IAs “pensam” e por que devemos monitorá-las

Publicado em 22 de Julho de 2025 ás 17h 31min


Bases foram definidas em 2018, revelam documentos do BC

Publicado em 22 de Julho de 2025 ás 16h 30min


Jornal Online

Edição nº1594- 23/07/2025