Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 19 de Junho de 2025

Noticias

Tecnologia ganha espaço no campo e renova gerações

19 de Junho de 2025 as 16h 24min

Nova realidade do campo auxilia produtores a economizarem até 30% do consumo de água na propriedade – Foto: Divulgação

A tecnologia tem sido uma grande aliada dos produtores rurais de Mato Grosso diante de janelas de plantio a cada dia mais curtas e uma colheita que precisa ser rápida. Ganho de tempo, produtividade e redução de custos são alguns dos benefícios trazidos por ela para o campo e, principalmente, uma grande aliada para a permanência dos jovens no campo, segundo o setor produtivo e especialistas.

Conforme o agricultor Gabriel Berwanger ao Patrulheiro Agro desta semana, com uma janela curta de plantio é preciso ser rápido e eficaz. Na colheita, a mesma situação, principalmente, para aproveitar os espaços de produção.

“A tecnologia trouxe dinâmica nas atividades dentro de uma propriedade. As novas gerações são mais adaptadas e vieram para agregar no negócio, ajudar na parte técnica, financeira e melhorar o que já era bom.  O  mais prazeroso também é você perpetuar aquilo que lá atrás, em meados dos anos 70, o teu avô, o patriarca veio e fundou. Então a gente tem a possibilidade de dar essa continuidade que o avô deixou, que o pai deixou para as futuras gerações”, diz.

Para Rogério Berwanger, que também é agricultor, a tecnologia facilita a vida do produtor e “Isso ajuda o jovem a gostar do agronegócio. É uma geração bem atenta e eu aprendo muito com eles”. Ele explica que não domina a tecnologia nos equipamentos, mas os jovens, já entram nos maquinários com GPS e lidam bem com as inovações.

O agricultor possui uma área de pastagem de 500 hectares e cultiva 1.700 hectares entre soja e milho com os filhos em Jaciara. “Eu sou a sucessão do meu pai e hoje estou com 57 anos. Ele veio para o Mato Grosso, desbravou o estado na época do arroz, eu tinha nove anos. Meu pai foi meu herói, vim trabalhar com ele e estou no agro até hoje. Tenho quatro filhos. Um já está formado, é engenheiro agrônomo e dois de 16 anos estão estudando e já participam da sucessão. É gratificante porque precisa da sucessão, precisa dar sequência, da outra geração. A fazenda está bem encaminhada é só tocar para frente e ampliar”, ressalta Rogério.

Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural

Veja Mais

Inadimplência redefine crédito rural e aumenta demanda por CPR registrada

Publicado em 19 de Junho de 2025 ás 15h 23min


Aprosoja MT participa da Abertura Nacional da Colheita do Milho em Sorriso

Publicado em 19 de Junho de 2025 ás 14h 35min


Jovem surpreende matemáticos ao entender “teorema alienígena”

Publicado em 19 de Junho de 2025 ás 14h 23min


Jornal Online

Edição nº1570 - 1906/2025