Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 22 de Fevereiro de 2026

Noticias

Temperaturas baixas podem elevar em até 30% o risco de AVC

25 de Maio de 2025 as 07h 36min

Medidas preventivas: atividades físicas, hidratação e fumar menos – Foto: Divulgação

Não é uma realidade de Mato Grosso, mas serve para quem vai viajar. O Brasil tem vivido uma queda nas temperaturas nos últimos dias, e com ela vem um alerta importante. Segundo o Instituto Nacional de Cardiologia, o frio pode elevar em até 30% os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Isso porque as temperaturas mais baixas tendem a aumentar a pressão arterial, um dos principais fatores de risco para o surgimento da doença.

O neurocirurgião Victor Hugo Espindola, especialista em doenças cerebrovasculares, explica que o corpo humano busca manter uma temperatura interna constante de 36ºC. Em temperaturas mais frias, as terminações nervosas da pele ativam a produção de catecolamina, uma substância que acelera o metabolismo para preservar o calor do corpo. Isso leva à contração dos vasos sanguíneos, o que aumenta a pressão arterial e exige mais esforço do coração para bombear o sangue.

“A prevenção para esse tipo de problema não se dá de forma imediata durante as estações mais frias. É preciso manter hábitos saudáveis ao longo da vida como, praticar atividades físicas, ir regularmente ao médico e evitar o tabagismo e o sedentarismo, que são fatores que aumentam a predisposição para ocorrência de um AVC”, afirma o especialista. E como identificar um AVC, baseado na sigla SAMU?

Sorria: peça para a pessoa sorrir. Se um dos lados da face estiver torto ou paralisado, pode ser um AVC; abrace: peça para levantar os dois braços. Se um deles cair ou não responder, é um sinal de alerta; música: peça para a pessoa repetir uma frase de música. Se houver dificuldade ou a fala estiver embolada, é mais um indicativo; urgente: caso um ou mais desses sinais estejam presentes, ligue imediatamente para o 192. Cada segundo conta, pois tempo é cérebro.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Pivetta nega acordo financeiro com Maggi

Publicado em 22 de Fevereiro de 2026 ás 06h 43min


MDB de Mato Grosso sinaliza apoio a Flávio Bolsonaro

Publicado em 22 de Fevereiro de 2026 ás 04h 40min


Sport Sinop tenta reverter placar para ir à final do Mato-grossense

Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 12h 36min


Jornal Online

Edição nº1739 - 20/02/2026