Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 13 de Fevereiro de 2026

Noticias

Tentativa de unidade da direita enfrenta rachas

09 de Outubro de 2025 as 11h 44min

Disputas internas e indefinição de Bolsonaro travam acordo – Foto: Assessoria

A iniciativa de governadores de direita para se unir contra a gestão Lula (PT) perdeu força nos últimos meses, afetada por rachas internos e pela indefinição do ex-presidente sobre seu sucessor em 2026. Enquanto a oposição buscava coesão, Lula recuperou popularidade, fortaleceu sua relação com o Congresso e viu ruas ocupadas por manifestantes de esquerda contra a anistia a Bolsonaro e a PEC da Blindagem.

Disputas internas se intensificaram com ataques recentes entre o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e o senador Ciro Nogueira (PP-PI), evidenciando fragilidades na articulação da direita.

O primeiro encontro ocorreu em 7 de agosto, na residência do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), com a presença de quatro potenciais candidatos à Presidência: Caiado, Ratinho Jr. (PSD-PR), Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Romeu Zema (Novo-MG).

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), também participou, enquanto o governador paulista ainda era visto como o nome mais forte para suceder Bolsonaro, embora nunca tenha declarado interesse.

A articulação foi repetida em 20 de agosto, em jantar da federação União Progressista, com discursos em defesa do projeto de anistia e do padrinho político de Tarcísio.

Nos dias seguintes, Tarcísio reduziu a ofensiva presidencial diante da resistência de filhos de Bolsonaro, enquanto Ratinho Jr. passou a ser visto como plano B da direita.

Zema manteve encontros com Tarcísio em São Paulo e Caiado em Belo Horizonte, consolidando sua candidatura como representante da direita ou como nome independente. Analistas apontam que a aproximação de Donald Trump com Lula diminuiu a pressão sobre o petista, esfriando ainda mais a articulação opositora.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Construção de Centro de Treinamento para qualificação rural em Água Boa

Publicado em 13 de Fevereiro de 2026 ás 18h 18min


Sinop mira turismo ambiental como estratégia econômica

Publicado em 13 de Fevereiro de 2026 ás 17h 17min


Diretor do Paraguai explica naturalização de Mauricio: “apto para a seleção”

Publicado em 13 de Fevereiro de 2026 ás 16h 16min


Jornal Online

Edição nº1737 - 14a16/02/2026