Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 12 de Setembro de 2025

Noticias

Transplante de córnea devolve a visão a milhares de brasileiros

12 de Setembro de 2025 as 10h 58min

Doação de córneas é essencial para reduzir a fila de espera e transformar vidas – Foto: Divulgação

O mês é marcado pela campanha “Setembro Verde”, que busca conscientizar a população sobre a doação de órgãos e tecidos. Entre 2015 e julho de 2025, foram realizados 150.376 transplantes de córnea no país, mas a fila de espera segue crescente, refletindo a importância da doação.

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a população na fila é majoritariamente feminina (55,7%) e quase metade tem 65 anos ou mais, reflexo do envelhecimento da população e do aumento de doenças degenerativas da córnea. Jovens também estão na lista: 17% têm entre 18 e 34 anos, principalmente devido ao ceratocone, uma deformação da córnea que pode comprometer a visão. Atualmente, 458 crianças e adolescentes aguardam pelo transplante.

O Dr. Antônio Sardinha, oftalmologista do Hospital de Olhos de Cuiabá, destaca a importância da doação: “A córnea é um tecido transparente e protetor localizado na parte anterior do globo ocular, essencial para a qualidade da visão. Quando se torna opaca ou sofre danos que não podem ser tratados de forma convencional, o transplante é a melhor opção para restaurar a visão”.

Segundo Dr. Sardinha, diversos fatores podem levar à necessidade de um transplante, como doenças oculares, traumas e infecções que causam danos irreversíveis à córnea. Ele reforça que um transplante bem-sucedido pode recuperar mais de 90% da visão em casos de deficiência visual relacionada a esse tecido.

O médico ressalta que a falta de profissionais disponíveis para conversar com as famílias no momento da doação contribui para o aumento das listas de espera. “Em muitos casos, a demora ou a impossibilidade de obter a doação resulta na perda irreversível da visão de quem aguarda pelo transplante”, afirma.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

GM de Sorriso reforça atuação com palestras orientativas em empresas

Publicado em 12 de Setembro de 2025 ás 17h 45min


Sequenciamento de DNA de mamute no México muda visão sobre evolução

Publicado em 12 de Setembro de 2025 ás 16h 58min


Advocacia de Precisão alia tecnologia com segurança jurídica no campo

Publicado em 12 de Setembro de 2025 ás 14h 56min


Jornal Online

Edição nº1632 - 13a15/09/2025