Noticias
TRE-MT conclui 1º turno das Eleições 2024 com segurança e tranquilidade
07 de Outubro de 2024 as 07h 54min

O primeiro turno das Eleições Municipais de 2024 foi concluído no domingo (6) com segurança e tranquilidade. A avaliação é da presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, que agradeceu a todos os envolvidos e envolvidas no processo eleitoral, desde juízes-membros, servidores, colaboradores da Justiça Eleitoral, profissionais da segurança pública e a população mato-grossense.
A votação foi concluída às 16h, com a definição de realização de segundo turno para o cargo de prefeito de Cuiabá, que será disputado pelos candidatos Abílio (PL) e Lúdio (PT), no dia 27 de outubro. Abílio obteve 39,61% dos votos (126.944) e Lúdio alcançou 28,31% dos votos (90.719).
“Confesso que, ao verificar o encerramento da votação, me emocionei, pois esta é uma responsabilidade muito grande. Me emociona saber que nós podemos realizar eleições com tamanha segurança e tranquilidade. É um processo que envolve várias etapas, todas realizadas com transparência e seriedade. Isso se dá pelo trabalho de cada um e cada uma, além da participação de cada cidadão e cidadã, e eu agradeço muito por isso”, ressaltou a presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro.
Para a vice-presidente e corregedora regional eleitoral do Tribunal, desembargadora Serly Marcondes Alves, o sucesso das eleições foi constatado em cada local de votação visitado.
“Pudemos ver a participação cidadã sendo garantida, com poucas ocorrências e tudo sendo resolvido de forma rápida. Este foi nosso principal objetivo, assegurar o direito ao voto a todos e todas, com a atuação efetiva da Justiça Eleitoral e de colaboradores, como mesários, mesárias e profissionais de segurança”.
A atuação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) do TRE-MT foi destacada pelo coordenador, juiz Aristeu Dias Batista Vilella, já que este ano o número de ocorrências caiu praticamente pela metade, em relação às eleições de 2020.
“Tivemos uma sinergia entre as forças de segurança e demais órgãos que compõem o GGI, atuando de forma integrada e ágil. Assim, conseguimos dar uma resposta rápida à população e as condições necessárias para o exercício do voto, garantindo a consolidação da democracia. Em 2020 tivemos 124 ocorrências e em 2024 registramos 69”.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Fagundes critica pressão internacional e defende soberania ambiental do Brasil
Publicado em 08 de Julho de 2025 ás 08h 12min
Sema deflagra 127 operações contra crimes ambientais só no 1º semestre
Publicado em 08 de Julho de 2025 ás 07h 11min
Pivetta promete concluir obras da MT-030 se for eleito governador
Publicado em 08 de Julho de 2025 ás 06h 12min