Noticias
TRE articula ação preventiva contra crime e fake news
02 de Fevereiro de 2026 as 06h 21min
Estratégia envolve monitoramento prévio – Foto: Divulgação
A Justiça Eleitoral de Mato Grosso vai adotar uma postura antecipada para enfrentar possíveis tentativas de interferência criminosa e a disseminação de desinformação durante o período eleitoral. A estratégia envolve monitoramento prévio e integração direta com órgãos de segurança pública.
De acordo com o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e coordenador do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), Luís Aparecido Bortolussi, o tribunal firmou um termo de cooperação com o setor de inteligência da Polícia Civil para acompanhar situações que possam comprometer a integridade das eleições. “O TRE já firmou um termo de cooperação com a Polícia Civil e com a área de segurança. Vamos estar conectados diretamente a uma equipe de inteligência que atuará conosco de forma permanente, permitindo que a Justiça Eleitoral se antecipe às informações”, explicou o magistrado.
Segundo Bortolussi, a proposta é agir preventivamente, reduzindo o tempo de resposta quando surgirem denúncias envolvendo candidatos, grupos criminosos ou campanhas de desinformação. “Quando as demandas aparecerem, já estaremos estruturados para uma atuação efetiva no enfrentamento dessas situações”, acrescentou.
O juiz ressaltou que, desde 2018, a propagação de fake news passou a ocupar espaço central nas disputas eleitorais, exigindo da Justiça Eleitoral novas ferramentas e estratégias de atuação. “A preocupação principal do TRE não é apenas a internet em si, mas a lisura e a segurança do processo eleitoral como um todo, seja diante de eventuais vínculos de candidatos com facções criminosas, seja diante da desinformação”, afirmou.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Exportações de açúcar somam 1,6 milhão de toneladas no line-up
Publicado em 23 de Junho de 2026 ás 18h 18min
Sinop: instalação de Núcleo do INPA deve fortalecer pesquisa e inovação
Publicado em 23 de Junho de 2026 ás 17h 17min
Natasha busca vice do agro no Nortão
Publicado em 23 de Junho de 2026 ás 16h 17min
