Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 13 de Julho de 2026

Noticias

UFMT-Xingu retorna ao Parque Indígena com foco no atendimento às crianças

15 de Novembro de 2024 as 12h 35min

Equipe retorna no domingo – Foto: Divulgação

A 9ª edição do projeto UFMT-Xingu retorna ao Parque Indígena, desta vez, com o foco nos atendimentos às crianças da aldeia Tuba Tuba, abrangendo as áreas de pediatria, oftalmologia, odontologia, neurologia, psiquiatria e clínica médica. As ações são realizadas de 14 a 16 de novembro.

Desde 2017, o projeto visa levar assistência médica e ações de promoção de saúde aos povos originários, que vivem afastados de recursos clínicos das regiões urbanas. A ação é realizada pela Liga Acadêmica de Saúde Indígena (Lasis) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pelo Instituto Dois Pinheiros.

Esta é a segunda ida dos voluntários ao Parque Indígena do Xingu neste ano. Em julho foram realizados cerca de 400 atendimentos nas aldeias Piaraçú, Mupá e Matuktire, onde se encontraram com o Cacique Raoni.

“Nossos futuros profissionais da saúde são treinados para somar com a comunidade indígena, respeitando seus hábitos e costumes. Nosso retorno ao Xingu terá como foco as crianças da aldeia Tuba Tuba, que devem representar cerca de 210 atendimentos multidisciplinares, além de outros adultos da região”, destacou o Dr. Douglas Yanai, médico oftalmologista do projeto.

Para registrar os trabalhos realizados no Parque Indígena do Xingu, o Instituto Dois Pinheiros lançou um documentário, que retrata a vivência dos voluntários na primeira edição deste ano. Os três episódios estão disponíveis no canal do Youtube do Instituto Dois Pinheiros.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Motorista de Tesla com autopiloto ativado é indiciado por homicídio culposo

Publicado em 12 de Julho de 2026 ás 12h 44min


Imposto de 12% sobre exportação de petróleo é estendido por 60 dias

Publicado em 12 de Julho de 2026 ás 10h 44min


Publicidade das bets terá avisos sobre riscos de dependência e perdas financeiras

Publicado em 12 de Julho de 2026 ás 08h 44min


Jornal Online

Edição nº1837 - 10/07/2026