Noticias
Unesin entrega carta aos candidatos a prefeito apontando prioridades
20 de Agosto de 2024 as 15h 32min

A UNESIN (União das Entidades de Sinop), que representa 29 sindicatos, associações e demais entidades, entregou para o prefeito Roberto Dorner (PL), candidato à reeleição, e para a empresária Mirtes Grotta (Novo) carta aberta com reivindicações, propostas e sugestões dos associados.
A Unesin defende gestão eficiente pautada por princípios técnicos que selecione sua equipe (secretariado) com base na competência e domínio técnico e que o secretário de Desenvolvimento Econômico seja indicado ‘pela sociedade civil organizada’, bem como secretário de Meio Ambiente e criação da secretaria da Indústria do Turismo, além da criação da Secretaria de Agricultura com estrutura técnica.
Para a saúde, é reivindicando centro de especialidades médicas com oferta mínima das especialidades de pediatria, ginecologia e obstétrica, cirurgia geral, ortopedia, neurologia/neurocirurgia, neuropediatria, otorrino, oftalmologia, dermatologia, cardiologia, entre outros.
Na gestão administrativa, a Unesin reivindica revisão, atualização e modernização do código tributário municipal e atualizar a lei para agilizar abertura e alterações de empresas desobstruindo a atividade empreendedora que sofre com a insegurança de práticas arcaicas nas relações com contribuintes; modernização da estrutura administrativa ampliando a oferta de serviços ao contribuinte de forma digital e direta reduzindo a necessidade de atendimento presencial.
Na Educação, dentre as reivindicações, está ampliação da oferta de educação em período integral, ampliar horário de atendimento das creches para período integral. A entidade defende ‘educação e proteção integral às crianças’ com ações e e”estímulos para afastar as crianças e jovens das vulnerabilidades”; Também são feitas reivindicações no desenvolvimento econômico, planejamento urbano eficiente e sustentável, segurança pública comprometida “que trabalhe em conjunto com as forças de segurança e comunidade”.
A Unesin também expõe na carta aos candidatos a prefeito a remodelação dos principais corredores de trânsito, construção de ciclovias, ciclofaixas para melhorar fluxo, reduzir a velocidade e garantir segurança; revitalização da avenida Julio Campos (que está entre as principais da cidade) e entorno, reorganização urbanística, trânsito, estacionamentos, retirada de postes com fios elétricos, telefonia, internet e revisão do sistema de esgotamento de águas pluviais; revisão da concessão pública de transporte coletivo urbano e criação de novas linhas.
Também há reivindicações na Cultura, Esporte e Meio Ambiente.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Família morre após carro cair em rio em zona rural
Publicado em 21 de Julho de 2025 ás 14h 30min
Governo do Estado anuncia mais recursos para habitação
Publicado em 21 de Julho de 2025 ás 13h 25min
Notas da Comunidade do X fracassam: 90% nunca são publicadas, diz estudo
Publicado em 21 de Julho de 2025 ás 11h 23min