Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 07 de Setembro de 2025

Noticias

União Europeia reconhece Brasil como livre de gripe aviária

06 de Setembro de 2025 as 13h 18min

Com isso, país poderá retomar exportações de frango para o bloco – Foto: Agência Brasil

A União Europeia reconheceu o Brasil como livre de gripe aviária e permitiu o retorno das exportações de carne de frango para o bloco. Em postagem na rede social X, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, disse que fez uma videoconferência com o comissário de Saúde da União Europeia, Oliver Várhelyi, para tratar da questão. O ministro da Pesca, André de Paula, também participou do encontro virtual.

“Tivemos boas notícias. Primeiro o reconhecimento do status para o Brasil de livre da gripe aviária, o que vai nos permitir a retomada das exportações para a Europa”, afirmou. 

Os países do bloco haviam suspendido a importação por causa de um caso de gripe aviária em uma granja comercial, registrado em Montenegro/RS, em maio. Em junho, o Brasil se declarou livre da doença após a desinfecção da granja afetada e não ter registrado nenhum outro caso pelo prazo de 28 dias.

No total, 41 países já retiraram o embargo. No último dia 25, o Chile, a Arábia Saudita, Namíbia e Macedônia do Norte retiraram as restrições para a compra de carne de frango do Brasil. Com o anúncio, Canadá, China, Malásia, Paquistão e Timor-Leste ainda mantêm embargo às importações de carnes de aves brasileiras.

O ministro disse ainda que o comissário da União Europeia se comprometeu a fazer uma reunião com os estados-membros do bloco para retirar as barreiras sanitárias à importação do frango produzido no Brasil e retomar o pre-listing, processo suspenso desde 2018 e que reconhece a equivalência de sistemas de inspeção sanitária para as exportações brasileiras.

“O compromisso dele é que nas próximas semanas, os estados-membros da comunidade europeia se reunirão para a retirada do controle reforçado e a volta do pre-listing tão importante para o Brasil, que está suspenso desde 2018”, acrescentou Fávaro.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

União e PP abandonam base do Governo Lula

Publicado em 06 de Setembro de 2025 ás 11h 14min


Messi põe em dúvida presença na Copa 2026: “o mais lógico é que não chegue”

Publicado em 06 de Setembro de 2025 ás 09h 13min


MT: falta de armazenagem limita competitividade dos produtores

Publicado em 06 de Setembro de 2025 ás 07h 13min


Jornal Online

Edição nº1627 - 06a08/09/2025