Noticias
União Progressista projeta 3 cadeiras federais no pleito
18 de Fevereiro de 2026 as 06h 20min
Federação busca formação de super chapa – Foto: Divulgação
A Federação União Progressista, formada por PP e União Brasil, já contabiliza entre 12 e 14 interessados em disputar as nove vagas possíveis na chapa para a Câmara dos Deputados em 2026. A informação foi confirmada pelo presidente do PP em Mato Grosso, ex-deputado federal Nilson Leitão.
Pela legislação eleitoral, a nominata deve reservar ao menos três candidaturas femininas. A expectativa da federação é conquistar de duas a três cadeiras no Congresso Nacional.
Entre os quadros do União Brasil, aparecem como potenciais candidatos o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, que deve deixar o cargo no início de abril para atender ao prazo de desincompatibilização, e a deputada federal Gisela Simona. O deputado federal Coronel Assis, por sua vez, deve migrar para o PL. Há ainda a possibilidade de a primeira-dama Virginia Mendes concorrer por uma das siglas da federação.
No Progressistas, são apontados como pré-candidatos os ex-deputados federais Nilson Leitão — que obteve cerca de 128 mil votos em 2014 — e Victório Galli, além do do secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri.
Segundo Leitão, o grupo já possui número suficiente de nomes para compor a chapa com tranquilidade. “Temos entre 12 e 14 nomes para nove vagas, o que nos dá tranquilidade para montar a chapa”, afirmou.
A definição sobre a divisão interna das vagas entre PP e União Brasil deve ocorrer após o Carnaval. De acordo com Leitão, a escolha será baseada no potencial eleitoral dos postulantes.
No período da janela partidária, de 4 de março a 4 de abril, novas filiações são esperadas. O prazo também marca o limite para que ocupantes de cargos públicos deixem suas funções caso pretendam disputar o pleito.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Produtores têm acesso facilitado a crédito com taxa de 3% ao ano
Publicado em 18 de Fevereiro de 2026 ás 07h 40min
Educação de Mato Grosso recebe novo aporte de R$ 110 milhões
Publicado em 18 de Fevereiro de 2026 ás 07h 20min
Botafogo enfrenta o Nacional Potosí na altitude; entenda planejamento
Publicado em 18 de Fevereiro de 2026 ás 05h 37min
