Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 07 de Fevereiro de 2026

Noticias

Vai pular Carnaval? Confira essas dicas de segurança antes

30 de Janeiro de 2026 as 17h 21min

O Carnaval está logo ali. E golpes, furtos e fraudes financeiras costumam aumentar em grandes aglomerações, como bloquinhos. Por isso, autoridades de segurança recomendam reforçar os cuidados com celular, carteira e cartões.

O que fazer, então? A seguir, confira os golpes mais comuns, funções do celular que ajudam a aumentar a proteção e orientações práticas para usar dinheiro e cartões com mais segurança na bagunça carnavalesca.

Os golpes mais comuns em contextos como bloquinhos de Carnaval exploram distração, proximidade física e falhas na conferência de pagamentos. Entre eles, estão: “Boa noite, Cinderela” (quando alguém droga a vítima para roubar); Golpe da maquininha; Golpe do Pix; Golpe do beijo; Golpe da confusão; Venda de ingressos falsos; Furtos em meio à multidão.

Por isso, a orientação é não aceitar bebidas de desconhecidos, não deixar o copo sem supervisão, conferir valores antes de pagar e comprar ingressos apenas em sites oficiais.

No celular, a recomendação principal é reduzir o risco de exposição. As autoridades sugerem: levar um aparelho mais simples (e sem aplicativos de banco instalados); evitar usar o telefone no meio da multidão e guardá-lo em doleira (bolsa discreta) ou bolso frontal; desativar pagamento por aproximação; ativar bloqueio de tela; ativar autenticação em dois fatores; limitar valores de transações em aplicativos de banco. Em caso de roubo de celular, bloquear a linha, avisar o banco e registrar boletim de ocorrência.

Com carteira e cartões, o cuidado é físico e digital. A orientação é: não entregar o cartão a terceiros; conferir o valor na maquininha; proteger a senha ao digitar; pedir comprovante e ativar alertas de transação no banco. 

Em aglomerações, guardar cartões de forma protegida reduz o risco de pagamento por aproximação indevido. Se houver suspeita de cobrança errada ou duplicada, verificar imediatamente no aplicativo do banco.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Jacto apresenta soluções completas para o agronegócio

Publicado em 06 de Fevereiro de 2026 ás 17h 29min


Getap lança premiação nacional para o sorgo e abre inscrições

Publicado em 06 de Fevereiro de 2026 ás 16h 29min


Gemini supera 750 milhões de usuários ativos mensais, diz Google

Publicado em 06 de Fevereiro de 2026 ás 14h 35min


Jornal Online

Edição nº1732 - 07a09/02/2026