Noticias
Virada Sustentável MT abre edital de propostas para compor a programação
30 de Março de 2025 as 06h 19min

Artistas, coletivos, instituições e agentes culturais interessados em integrar a programação da Virada Sustentável Mato Grosso 2025 têm até o dia 31 de março para apresentar propostas. A inscrição pode ser feita por formulário online e todas as orientações constam no regulamento. Dúvidas podem ser solucionadas via e-mail chamadapublica.vsmt@viradasustentavel.org.br .
No estado, a Virada Sustentável será realizada nos dias 31 de maio e 1º de junho, em Rondonópolis, e 7 e 8 de junho, em Cuiabá. Assim, as propostas de projetos artísticos e ações ligadas à sustentabilidade devem ser direcionadas apenas para essas cidades.
A Virada Sustentável promove a conscientização e a mobilização da sociedade em torno dos temas ambientais, sociais e culturais, com uma programação diversificada que inclui oficinas, palestras, shows, exposições, apresentações e intervenções urbanas, entre outras atividades. Assim, os projetos devem dialogar com o tema sustentabilidade em suas múltiplas dimensões e especialmente, serem capazes de inspirar, sensibilizar e engajar a sociedade em relação às questões ambientais, sociais e econômicas que moldam o nosso presente e futuro.
Os projetos poderão ser inscritos em duas categorias: Atividades Financiadas, no caso de ações inéditas ou não, a serem contratadas pela Virada Sustentável; ou ainda, Atividades em Adesão, ou seja, atividades, projetos ou práticas autogestionadas que não necessitam de qualquer tipo de financiamento direto ou de estrutura para a sua realização. Ou que necessitam apenas de disponibilidade de local e/ou estrutura (equipamentos de som e luz, mobiliário, entre outros) para a sua execução. Recomenda-se o envio de uma descrição detalhada da proposta, contendo formato, conceito, locais de realização (se definidos), parcerias, informações técnicas e outros detalhes relevantes.
A Virada Sustentável Mato Grosso 2025 é uma realização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e Instituto Virada Sustentável, com apoio do Governo Federal via Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio da Rumo Logística, através do Instituto Rumo.
CONSTRUÇÃO COLETIVA
Toda a programação da Virada Sustentável é construída a partir da união de forças, fortalecendo redes de transformação e impacto social existentes.
“A população de Cuiabá e Rondonópolis terá a oportunidade de celebrar a Semana do Meio Ambiente em um espaço de conexão e engajamento com as pautas ambientais. Por meio da correalização do Festival Virada Sustentável, a Sema busca inspirar reflexões e incentivar atitudes mais sustentáveis, com um olhar especial para a biodiversidade, tema central do debate em 2025", revelou a superintendente de Educação Ambiental da Sema, Juliana Carvalho.
Vale ressaltar, Cuiabá estreou no circuito da Virada Sustentável em 2024, com uma versão pocket, a Viradinha Sustentável, mas agora, a jornada de impacto positivo será ainda maior.
“Ampliamos a força do evento nesta edição de 2025, com mais atrações, mais impacto e sempre de olho na proposta de agregarmos diferentes visões e atores na promoção do desenvolvimento sustentável, um tema tão caro para a população local, gestores públicos e setor privado”, reforça o cofundador da Virada Sustentável, André Palhano.
Além de Cuiabá e Rondonópolis, o evento chega também a São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Manaus e Belém (edição especial COP30), dentre outras cidades. Mais informações no site oficial https://www.viradasustentavel.org.br.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Nova tabela do IR entra em vigor
Publicado em 06 de Maio de 2025 ás 16h 08min
Impacto do tarifaço de Trump ainda será sentido
Publicado em 06 de Maio de 2025 ás 15h 08min
Consórcio apresenta proposta de R$ 155,1 mi para conclusão de obras do BRT
Publicado em 06 de Maio de 2025 ás 15h 03min